Em andamento
Modalidade Regular FAPESP (número 2018/04095-0).Projeto: Abordagens analíticas para a descoberta de compostos citotóxicos desconhecidos a partir de plantas. Descrição: O objetivo dessa proposta é o uso de técnicas modernas para encontrar compostos (desconhecidos ou não) a partir de plantas, em fracionamentos guiados por ensaios citotóxicos contra quatro linhagens de leucemia humana e ainda tumores sólidos. Uma coleção de 90 extratos brutos, preparados em nosso laboratório, foi submetida à triagem antiproliferativa durante 24 horas a 100 μg/mL. Os resultados indicaram que 30 amostras apresentaram atividade contra pelo menos uma linhagem de leucemia, e também foram viáveis quando testadas em células não leucêmicas. As amostras ativas serão desreplicadas via métodos cromatográficos e espectroscópicos para o reconhecimento preliminar de compostos bioativos.
Modalidade: Bolsa produtividade nível II CNPq (301655/2017-0).Projeto: Busca de compostos naturais bioativos a partir de fungos e plantas oriundos da Mata Atlântica. Descrição: O presente projeto visa avaliar o potencial antimicrobiano, antitumoral e antiparasitário de espécies vegetais, fungos endofíticos associados a estas espécies e fungos basidiomicetos que serão coletados na Mata Atlântica do estado de São Paulo visando o isolamento de metabólitos especiais bioativos. Desta forma espécies pertencentes às diversas famílias vegetais, fungos endofíticos associados e fungos basidiomicetos serão coletados e seus extratos serão preparados, sendo em seguida submetidos a uma sequência de bioensaios, visando selecionar os que apresentam atividade biológica potencial, principalmente ação antimicrobiana (antifúngica e bactericida), antiparasitária (antileishmania e anti-Chagas) e antitumoral. Em seguida, os extratos promissores serão fracionados, os metabólitos ativos purificados através de técnicas cromatográficas e as respectivas estruturas determinadas por técnicas espectroscópicas e espectrométricas. Adicionalmente serão obtidos os óleos essenciais das espécies vegetais, os quais serão analisados quimicamente e submetidos à avaliação do potencial biológico Após a identificação das substâncias ativas, as mesmas poderão ser submetidas a ensaios específicos para definição do modo de ação das substâncias ativas. Desta forma, o presente projeto pretende acrescentar novos compostos e/ou extratos com comprovada atividade farmacológica ao restrito arsenal terapêutico fitoterápico, agregando valor a espécies vegetais ou fúngicas bem como aos metabólitos oriundos, de áreas remanescentes da Mata Atlântica do Estado de São Paulo, visando preservação das mesmas.
Concluídos
Modalidade PITE Fapesp/VALE S.A. (número 2010/51313-0). Projeto: Obtenção de substâncias fitotóxicas de espécies vegetais presentes em solos minerais da Mina do Sossego – pa com ação fitoremediadoras e controle ambiental. Descrição: Nessa proposta estudou-se o potencial fitotóxico de plantas (raízes) e fungos endofíticos obtidos em áreas de mineração com o intuito de aplicá-los na ampliação da biodiversidade que irá auxiliar a remoção de metais do solo e tornar o ambiente mais adequado para a germinação de espécies importantes na fitoremediação. Pretende-se também obter herbicidas naturais que poderão ser patenteados e com possibilidade de abrir novas perspectivas de negócios. Alguns relatos mostram que metais presentes no solo podem alterar o metabolismo dos vegetais, aumentando ou diminuindo o potencial fitotóxico de exsudados radiculares, devendo este aspecto ser alvo de estudo. As substâncias isoladas serão submetidas a uma série de reações enzimáticas que esclarecerão seu (s) mecanismo (s) de ação frente à fotossíntese em cloroplastos de espinafre e aquelas com potenciais herbicidas para serem aplicadas em campo deverão sofrer modificações estruturais e/ou formulações para sua utilização.
Modalidade Ação Transversal CNPq-FAPESP. Estudo de Produtos Naturais Oriundos de plantas do Cerrado e Mata Atlântica: conhecimento químico-biológico aliado a preservação. Descrição: este projeto propôs a prospecção química e biológica de algumas plantas pertencentes ao Cerrado e Mata Atlântica, especialmente aquelas com relato informal de utilização medicinal, visando à obtenção de extratos vegetais brutos que serão avaliados em ensaios biológicos específicos, a fim de identificar espécies vegetais interessantes de serem estudadas do ponto de vista químico e biológico. Subseqüentemente serão realizados os fracionamentos dos extratos mais promissores realizando o biomonitoramento da atividade biológica, com o objetivo de obter e identificar os compostos bioativos, assim como compreender o mecanismo de ação dos mesmos, fortalecendo assim a química de produtos naturais como linha de pesquisa no curso de Química da Universidade Federal de São Carlos (Campus São Carlos), Universidade Federal de Goiás (Campus Catalão), Universidade Federal de São Paulo (Campus Diadema) e Universidade Federal do Espírito Santo (Campus Goiabeiras).
Modalidade Regular FAPESP (número 2016/24985-4).Projeto: Estudo da composição química de fungos e plantas da Mata Atlântica visando o potencial antitumoral, antiparasitário e antimicrobiano. Descrição: O presente projeto visa avaliar o potencial antimicrobiano, antitumoral e antiparasitário de espécies vegetais, fungos endofíticos associados a estas espécies e fungos basidiomicetos que serão coletados na Mata Atlântica do estado de São Paulo visando o isolamento de metabólitos especiais bioativos. Desta forma espécies pertencentes às diversas famílias vegetais, fungos endofíticos associados e fungos basidiomicetos serão coletados e seus extratos serão preparados, sendo em seguida submetidos a uma sequência de bioensaios, visando selecionar os que apresentam atividade biológica potencial, principalmente ação antimicrobiana (antifúngica e bactericida), antiparasitária (antileishmania e anti-Chagas) e antitumoral. Em seguida, os extratos promissores serão fracionados, os metabólitos ativos purificados através de técnicas cromatográficas e as respectivas estruturas determinadas por técnicas espectroscópicas e espectrométricas. Adicionalmente serão obtidos os óleos essenciais das espécies vegetais, os quais serão analisados quimicamente e submetidos à avaliação do potencial biológico Após a identificação das substâncias ativas, as mesmas poderão ser submetidas a ensaios específicos para definição do modo de ação das substâncias ativas. Desta forma, o presente projeto pretende acrescentar novos compostos e/ou extratos com comprovada atividade farmacológica ao restrito arsenal terapêutico fitoterápico, agregando valor a espécies vegetais ou fúngicas bem como aos metabólitos oriundos, de áreas remanescentes da Mata Atlântica do Estado de São Paulo, visando preservação das mesmas.
Modalidade Regular FAPESP (número 2013/16320-4).Projeto: Prospecção de metabólitos anti-parasitários e anti-tumorais de espécies vegetais da mata atlântica. Descrição: No presente projeto pretende-se dar continuidade ao isolamento de substâncias responsáveis pela atividade detectada nos extratos, através de fracionamento biomonitorado pelo ensaio de atividade anti-Leishmania, além de expandir a avaliação para outra atividade anti-parasitária em especial contra Trypanosoma cruzi, e avaliar também a atividade citotóxica frente à diversas linhagens de células tumorais. Adicionalmente pretende-se realizar ensaios específicos para definição do modo de ação das substâncias com comprovada atividade anti-parasitária com relação ao parasita, em especial avaliação ao poro de membrana e estudos ultraestruturais, e para as que apresentarem atividade anti-tumoral serão realizados ensaios específicos para definição do mecanismo de ação e efeito sobre processos metabólicos relacionados com o desenvolvimento do câncer. Para o isolamento e caracterização molecular dos princípios ativos presentes no extrato serão realizados os fracionamentos cromatográficos, utilizando-se diversas técnicas de separação seguido de análises espectroscópicas para a determinação estrutural das substâncias bioativas. Desta forma, o presente projeto pretende acrescentar novos compostos com comprovada atividade anti-parasitária ao restrito arsenal terapêutico, fornecendo ferramentas para o desenvolvimento de novos fármacos para estas doenças negligenciadas, além de apresentar novos protótipos de fármacos que possam ser utilizados na terapia do câncer.
Modalidade Regular FAPESP (número 2008/11496-9).Projeto: Princípios com potencial anti-Leishmania em espécies vegetais da Mata Atlântica: avaliação, isolamento e caracterização molecular. Descrição: O presente projeto visa avaliar o potencial terapêutico de extratos de plantas medicinais oriundas da Mata Atlântica no tratamento da leishmaniose visceral e tegumentar. O estudo avaliará a eficácia in vitro de extratos, frações e substâncias puras obtidas a partir de espécies vegetais coletadas na Mata Atlântica com aplicação etnofarmacológica contra formas promastigotas bem como contra as formas amastigotas de Leishmania chagasi e L. amazonensis, parasitas causadores da leishmaniose. Serão consideradas também a capacidade inibitória da atividade hidrolítica de cisteíno-proteases de extratos celulares de ambas as formas dos parasitas e suas respectivas citotoxicidades, através de ensaios in vitro contra linhagens celulares de mamíferos. Desta forma será avaliada com maior precisão a potencialidade dos compostos em teste, determinando-se os índices de seletividade e o efeito frente a enzimas (proteases) relacionadas com a virulência destes parasitas. Para o isolamento e caracterização molecular dos princípios ativos presentes no extrato serão realizados os fracionamentos cromatográficos, utilizando-se diversas técnicas de separação seguido de análises espectroscópicas para a determinação estrutural das substâncias bioativas. Esta análise fitoquímica será totalmente biomonitorada pelo ensaio para a detecção da atividade anti-Leishmania. Posteriormente as substâncias ativas isoladas serão submetidas a modificações estruturais para avaliação de grupos farmacofóricos. Desta forma, o presente projeto pretende acrescentar novos compostos com comprovada atividade anti-Leishmania ao restrito arsenal terapêutico, fornecendo ferramentas para o desenvolvimento de novos fármacos para esta importante e negligenciada parasitose.