Tradicionalmente reconhecida como instituição especializada nas ciências da saúde, a UNIFESP é responsável pela formação de recursos humanos qualificados e pelo desenvolvimento da pesquisa científica. Seu núcleo de origem é a Escola Paulista de Medicina (EPM), cuja fundação remonta a 1933 e que se sustentou por meio de recursos privados e subsídios governamentais até a federalização em 1956. Com a promulgação da lei n.º 8.957, em 1994, a EPM transformou-se em Universidade Federal de São Paulo.
A partir de 2005, com o apoio das prefeituras locais e os recursos provenientes do programa de expansão do governo federal (REUNI), a Unifesp implantou novas unidades em municípios próximos a São Paulo. Os novos Campi – denominados Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos e Osasco – assumiram a responsabilidade pela organização de áreas do conhecimento antes inexistentes na instituição e que incluem, entre outras, as ciências exatas, humanas, ambientais e sociais aplicadas. Dessa forma, já em 2007 o Campus Diadema foi implantado em uma região de alta densidade industrial, que – ao mesmo tempo – abriga área preservada de Mata Atlântica e parte da represa Billings, evidenciando assim a sua vocação para as ciências naturais e exatas, com ênfase nas ciências químicas, ambientais, biológicas, farmacêuticas e ensino de ciências. Nesse contexto, a finalidade de nosso Campus é levar ao mercado profissionais competentes, técnica e cientificamente, que detenham a visão contemporânea das respectivas profissões. O Campus proporciona ao estudante uma sólida formação básica e transversal em Química, Física, Matemática, Biologia e processos tecnológicos.
O Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF), que constitui a nossa unidade universitária, oferece sete cursos de graduação (Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências-Licenciatura, Engenharia Química, Farmácia, Química e Química Industrial). Em nível de pós-graduação stricto sensu, estão em vigência programas de pós-graduação em: Química, Biologia Química, Ecologia e Evolução, Engenharia Química e Análise Ambiental Integrada. São também desenvolvidas diversas ações de extensão universitária, principalmente nas áreas de educação, saúde, além do projeto Cientistas de Diadema, os quais têm contribuído substancialmente para a aproximação gradual da comunidade de Diadema com a universidade.